Paróquia Divino Salvador » Reflexão: Celebração Da Festa De Santa Paulina

· 4 min read
Paróquia Divino Salvador  » Reflexão: Celebração Da Festa De Santa Paulina

As curas narradas nestes dois primeiros capítulos fizeram muitas pessoas começar a acreditar em Jesus e a procurá-lo. Naturalmente, como lemos no Evangelho de hoje, outros se incomodavam pelo que Jesus estava causando. Por isso, começam a tentar questioná-lo a partir de critérios superficiais sobre o cumprimento das leis e costumes religiosos da época. Escondia-se, deste modo, o que verdadeiramente os incomodava, que era a proximidade de Jesus com os pecadores e doentes, que questiona todo o sistema religioso judaico vigente. No Evangelho de hoje, Jesus cura o paralítico a partir da fé dos homens que o levaram ao local que Jesus estava.


  • Para os mestres da Lei, Jesus tinha cometido blasfêmia por ter perdoado os pecados, Cristo com autoridade mostra que Ele tem poder para libertar qualquer pecado ou doenças que aprisionam as pessoas.
  • O Batista pregava um tempo de austeridade e rigor na observância dos princípios fundamentais da fé judaica.
  • 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.
  • Evangelho de hoje com reflexão, salmo e oração do dia.


Por isso, agradeço-te por tua abundante misericórdia. Por favor, ajude-me a estar sempre aberto a essa misericórdia reexaminando regularmente minhas decisões na vida. Dê-me humildade, querido Senhor, para sempre me arrepender e voltar para Ti quando eu me desviar.  Nesse caso, o pecado contra o Espírito Santo não é apenas a falsa condenação proferida pelos escribas contra Jesus. Em primeiro lugar, o pecado deles é de obstinação.


01 – Se Um Reino Se Divide Contra Si Mesmo, Ele Não Poderá Manter-se


3Pois o jugo que oprimia o povo – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais -, tu os abateste como na jornada de Madiã.  https://www.transtats.bts.gov/exit.asp?url=https://bit.ly/3dAOET1  e fazia penitência como forma de rogar a vinda do Messias. Este era o jejum que faziam os fariseus e os discípulos de João Batista.  salmo dia 23 de maio 2021  do Evangelho deste Segundo Domingo do Tempo Comum, João Batista aponta Jesus como o Eleito de Deus, o cordeiro que tira o pecado do mundo. Ele é Aquele que vem revelar a verdade, a vontade de Deus a respeito do homem.


  • Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
  • 36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões.
  • Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
  • Quando chega alguém com a melhor das intenções e nos chama à atenção, repreende-nos, educa, forma e evangeliza, ou nos mostra alguma situação, em nossa vida, que está em contradição, nós, se temos humildade, acolhemos; mas, se somos orgulhosos, nos armamos.


São nestes tempos tão frios e isolados de pandemia, onde parece loucura sairmos de casa, parece ilógico ir na Igreja e inútil nossas orações que grita à nossa consciência o chamado à conversão… Precisamos nos converter! A conversão não é para o outro, a conversão é para nós, é para mim! Não podemos nos distrair, não podemos nos acostumar com a graça, mas temos que dar uma verdadeira e digna resposta por meio de uma sincera, diária e real conversão do nosso coração. No Evangelho de Mateus encontramos novamente João Batista, mas desta vez, ele estava na prisão.

** Seguir Jesus E Sua Proposta - Ana Maria Casarotti (comentário Do Evangelho-ihu-adital)


Salvação que começa na libertação de nossas misérias, falsos julgamentos, egoísmos e discórdias que são fruto não do céu, mas da divisão que traz a morte e não deseja a nossa salvação. Seguindo as palavras do Santo Padre o Papa Francisco, que possamos nós também participar da grande festa da Igreja que é pobre e para os pobres. A narrativa evangélica de hoje nos mostra Jesus saindo da sinagoga com Tiago e João e foram para casa de Simão e André, onde a sogra de Simão estava acamada com febre.

  • Neste episódio, Jesus declara ser necessário que nos nutramos pela Palavra; coisa que se torna mais do que evidente quando vemos que ela se identifica com a Pessoa do Unigênito Deus, a Verdade-Vida que se fez carne e declarou ser a “Luz do mundo”.
  • 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.
  • Da mesma maneira que antigamente o povo hebreu se libertou no Egito pelo sangue do cordeiro pascal, todos nós fomos marcados com o sangue e água de Jesus Cristo que jorraram da Cruz.
  • Guardar a Palavra é a segunda responsabilidade.
  • Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.